sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

ESCOLAS DE CARMO DO CAJURU



Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo
  Rua Vicente Dias Barbosa, 2220- Cidade Nova
37-3244-3555 - em.nscarmo@gmail.com



Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo
  A Resolução nº 8941/98, autorizou a municipalização das turmas de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual “Vigário José Alexandre”, e a Portaria nº 1326/98, de 25/11/98, autorizou a mudança desse nome para Escola Municipal “Nossa Senhora do Carmo”. Nasce ai o mais novo Estabelecimento de Ensino do município, desmembrada da Escola Estadual “Vigário José Alexandre”. Fica no Bairro Cidade Nova, Rua Vicente Dias Barbosa, 2220, em terreno doado pela Prefeitura Municipal. O prédio possui 13 salas de aula, biblioteca, consultório dentário e quadra coberta.

   A Escola foi instalada no novo prédio inacabado. Começou a funcionar com 23 turmas, desde a Educação Infantil até a 4ª serie. Atualmente a Escola atende crianças a partir dos seis anos de idade até completarem o 5º ano (Anos inicias do Ensino Fundamental)




Escola Municipal de Santo Antônio da Serra
Distrito de Santo Antônio da Serra


Escola Municipal de Santo Antônio da Serra
     A Escola Municipal de Santo Antonio da Serra está localizada no Distrito de Santo Antonio da Serra, município de Carmo do Cajuru. Foi municipalizada em 1988, conforme Resolução SEE nº 8940/98 e atende alunos da Educação Infantil, 1º e 2º período e Ensino Fundamental para crianças a partir dos 6 anos de idade.









Escola Municipal São Judas Tadeu
Distrito de Bom Jesus de Angicos
 37-3244-5001

Escola Municipal São Judas Tadeu


Localizada na Comunidade de Bom Jesus de Angicos, foi criada a partir da municipalização das turmas de 1ª a 4ª série da Escola Estadual de Bom Jesus de Angicos, pela Prefeitura Municipal de Carmo do Cajuru, conforme resolução SEE Nº 8945/98, pág. 03, col. 02.
Mudou sua denominação para Escola Municipal São Judas Tadeu conforme Portaria nº 1322/98 MG 25/11/98, pág. 02, col. 02.
Hoje a Escola atende a clientela da Educação Infantil de alunos de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos e de Ensino Fundamental:
Ciclo da Alfabetização, com duração de três anos - 1º, 2º e 3º ano.
           Ciclo Complementar, com duração de dois anos - 4º e 5º ano.





Escola Municipal São José
Distrito de São José do Salgado
37-3244-4247
em.saojose2008@hotmail.com

Escola Municipal São José
    A Escola Municipal São José, começou a funcionar no âmbito municipal, a partir de 01/01/98, pela Prefeitura Municipal de Carmo do Cajuru, após a autorização da municipalização das turmas de educação infantil e ensino fundamental, de acordo com a Resolução SEE 8942/98.
     Foi denominada Escola Municipal São José em homenagem ao padroeiro da comunidade, conforme Portaria SEE n 1323/98, funcionando no prédio da Escola Estadual, localizado à Rua Melquíades Gomes, 554 – Centro, São José do Salgado, Município de Carmo do Cajuru.
      Em 02/10/2000 foi inaugurada  começando a funcionar em novo prédio, situado à Rua Joaquim Gomes Quirino, 417, bairro Nossa Senhora Aparecida em São José do Salgado.
A primeira diretora foi Maria da Dores Silva.
Hoje, a escola atende clientela da Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos Iniciais.





Escola Municipal Santa Terezinha
Povoado de Estivas
escolaestiva@hotmail.com

Escola Municipal Santa Terezinha
A Escola de Ensino Fundamental de 1º a  4º série, localizada no povoado de Estiva, foi criada a partir da municipalização das turmas de 1º a 4º série da Escola Estadual de Estiva, pela Prefeitura Municipal de Carmo do Cajuru, sendo Prefeito Roberto de Souza Fonseca, conforme Resolução SEE nº 8943/98, pág. 03, col. 02.
Mudou sua denominação para Escola Municipal Santa Terezinha, conforme Portaria SEE nº. 1324/98 – MG 25/11/98, pág.03,col.02.
Hoje a escola atende a clientela de Educação Infantil de 4 e 5 anos e Ensino Fundamental com duração de 9 anos sendo ministrado apenas os 5 anos iniciais, a partir de 06 anos.



Escola Municipal Princesa Isabel
Rua Rui Barbosa, 117 - Centro
37-3244-3554
em.pisabel@gmail.com


Escola Municipal Princesa Isabel
A Escola Estadual Princesa Isabel foi instalada aos 30 dias do mês de junho de 1928. O  pátio foi construído pelo Estado e o terreno  para sua construção foi doado pelo Sr. Jeovah Guimarães.
Em 1965, no governo do Sr. Magalhães Pinto, a escola passou a funcionar em diversas salas, em pontos diferentes da cidade, pois estava sendo reconstruído e ampliado pela Campanha de Reparos e Restauração dos Prédios Escolares do Estado – CARPE.
Em 07/02/1966 a escola voltou a funcionar no prédio situado na Rua Rui Barbosa, nº 117.
Em 1985, no governo do Sr. Hélio Garcia a escola novamente passou a funcionar em diversas salas em pontos diferentes da cidade, pois estava novamente sendo ampliado.
A escola voltou a funcionar no prédio em 01/10/1985, estado funcionado até a presente data.
O nome da escola foi escolhido pelos fundadores em homenagem a Princesa Isabel, a libertadora dos escravos do Brasil.
Em 1998 todas as turmas de 1ª a 4ª serie da referida escola foram municipalizadas pela Prefeitura Municipal de Carmo do Cajuru, passando a chamar Escola Municipal Princesa Isabel, conforme Resolução 8.490/98.
Hoje a Escola atende crianças dos cinco anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir dos 6 anos de idade.
Seu primeiro diretor foi José Maria Álvares da Silva, farmacêutico também um dos lutadores para a construção da escola. Ocupou o cargo de 1928 a 1931, quando foi substituído por Adelina Pereira Pinto. O primeiro Inspetor Escolar do grupo foi Aquiles Guimarães, pai de D. Lúcia Guimarães.
O grupo escolar foi construído nos moldes dos demais prédios escolares feitos pelo Estado na época.


Escola Municipal Francisco Malaquias Cláudio
Rua Francelino Gomes, 371 - Bonfim
37-3244-3567
em.fmclaudio@gmail.com
http://emfranciscomalaquiasclaudio.wordpress.com


Escola Municipal Francisco Malaquias Cláudio
       A Escola Municipal Francisco Malaquias Cláudio foi criada no povoado de Olarias, Município de Carmo do Cajuru, MG, através da Portaria nº13, em 23/05/1949.
     A Escola recebeu este nome em homenagem ao Sr. Francisco Malaquias Cláudio,fazendeiro da localidade que doou o terreno para sua construção.
     Em maio de 1997, paralisou suas atividades por falta de demanda. A partir de fevereiro de 1998, para atender ao aumento da demanda na zona urbana do município, a Escola Francisco Malaquias Cláudio reativou suas atividades em novo endereço à Rua Jeovah Guimarães, nº185, centro.
     Em 1999, a Prefeitura Municipal de Carmo do Cajuru com verba federal construiu prédio próprio para funcionamento da Escola à rua Francelino Gomes, nº 371- Bairro Bonfim.
     A Escola iniciou suas atividades neste novo endereço a partir de 01/02/99, conforme portaria MG 25/05/99 pág.01 col. 04.
     O prédio possui 08 ( oito ) salas de aula, sala de especialista, sala de professores, galpão, área de recreação, biblioteca, sala de vídeo, quadra poliesportiva descoberta, banheiro masculino e feminino.
     A Escola atende a clientela de Ensino Fundamental para crianças a partir de 06 ( Seis ) anos de idade. A Escola em 2008 iniciou um projeto para atender uma turma em tempo integral.



Centro Municipal de Educação Infantil Brincar e Aprender
Rua 13 de Maio, 220 - Tupi
37-3244-3639

Centro Municipal de Educação Infantil Brincar e Aprender
     A Educação Infantil representa a primeira experiência da educação escolar na vida da criança. É de fundamental importância que esse processo educativo esteja voltado para o desenvolvimento integral, evidenciando a indissociabilidade de suas características cognitivas, afetivas, físicas, sociais e culturais.
 Pensar na finalidade de se criar um ambiente escolar acolhedor é pensar na criança como centro de um processo educativo, reconhecendo-a como sujeito de direito, atendendo-a em suas necessidades de cuidado e educação complementando a ação da família e da sociedade até então responsáveis pela sua formação.
    Amparadas pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, toda criança independente da sua história, da origem, da cultura e do meio social em que vive é assegurada por lei os direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, á cultura, ao respeito, à liberdade e a CMEI terá que criar condições que a coloque salvo de toda forma de negligência e discriminação.
    O atendimento básico de suas necessidades tais como alimentação, saúde, higiene, proteção, contato com a natureza, espaço adequado, bem como o direito de brincar, de ter acesso às produções culturais e ao conhecimento sistematizado deverão ser oferecidos no centro escolar.
     Portanto, explicitar sobre as finalidades do CEMEI no PPP significa elaborar um plano de trabalho coerente com seu propósito, sua intencionalidade, estabelecendo o sentido de sua ação, o porquê de sua existência. É necessário conhecer o grupo de crianças que serão atendidas e que tipo de formação ela estará oferecendo a este ser que busca sua identidade e autonomia.
    Ao definirem as finalidades o CMEI deverá buscar coerência em suas determinações legais, tanto no discurso quanto na sua efetivação da prática pedagógica.
    Quanto à elaboração dos objetivos gerais, é importante buscar coerência com a finalidade proposta uma vez que os objetivos indicam o que se pretende alcançar, o que se pretende fazer, que direção seguir para que a integridade da criança seja de fato, considerada e trabalhada. 
    Os objetivos definidos irão contribuir para a elaboração de estratégias de ação, além de se constituir como referencia para o acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas e se os resultados foram alcançados.
     Definir os objetivos é fundamental para a ação pedagógica, uma vez que esses objetivos orientam o processo a ser desenvolvido, fornecem elementos para o planejamento cotidiano e permitem concretizar as concepções propostas pelas instituições.
    As finalidades e os objetivos do CMEI que irá atender as crianças de 3 e 5 anos tem que ser bem definidos e claros onde as metas a serem alcançadas deverão estar pautadas e articuladas nas concepções de educar, brincar, cuidar, de aprendizagem / desenvolvimento, de infância e de criança. 

 
Núcleo Educacional Infantil Lar dos Pequeninos
Rua José Eustáquio, 295 – Bairro Jardim Alvorada


O Núcleo Educacional Infantil Lar dos Pequeninos, foi fundado em 28 de abril de 2005. É uma Entidade filantrópica, de natureza civil, sem fins lucrativo, com duração por tempo indeterminado. Fica situado à Rua José Eustáquio, 295 – Bairro Jardim Alvorada, na cidade de Carmo do Cajuru, estado de Minas Gerais, reconhecida de utilidade pública pela Lei Municipal nº 2.104, de 31/05/2005.
                A Entidade tem como objetivo a assistência social, amparando a infância, por meio de abrigo, alimentação, educação e assistência médica, visando atender as necessidades e bem estar das crianças. Não visa distribuição de lucros ou dividendos a seus participantes, desde a sua fundação até o momento atual, funciona em um prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Carmo do Cajuru.
                A Entidade atende 47 crianças de zero a 05 anos, no horário de 7h às 17h, de 2ª a 6ª feira. As crianças recebem refeições, banho, princípios básicos de higiene e asseio corporal, participam de atividades pedagógicas, lúdicas, recreativas, enfim, são ocupadas durante o horário de permanência na Instituição.

                A diretoria é composta pelo Presidente e Vice - presidente.
                A Instituição é mantida com doações da comunidade, de alguns empresários de Carmo de Cajuru, e conveniada com a Prefeitura Municipal de Carmo do Cajuru e tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação.


Postagem anterior
Próximo

Seja você também um autor deste blog. Saiba mais em Parcerias

0 comentários: