sexta-feira, 1 de junho de 2012

caderno de instruções censo escolar 2012



INFORMAÇÕES GERAIS
Cenários:
1 – Escolas que informaram o Censo Escolar (Educacenso)
Essas escolas devem acessar o sistema Educacenso, no endereço eletrônico , utilizando o CPF e a senha cadastrada para ter acesso aos dados informados, que devem ser atualizados, quando for o caso, tendo como referência o Dia Nacional do Censo Escolar, última quarta-feira do mês de maio.
Os alunos e os docentes já cadastrados no Educacenso receberam códigos numéricos (Número de Identificação Única – ID, composto por 12 dígitos) que têm por objetivo identificar univocamente cada um e facilitar o preenchimento/atualização dos dados.
2 – Escolas que não informaram o Censo Escolar (Educacenso) no ano anterior – faltantes
As escolas que não responderam ao Educacenso no ano anterior deverão acessar o sistema com a senha e o CPF cadastrados e atualizar as informações disponíveis.
3 – Escolas novas
As escolas novas deverão procurar a Secretaria Estadual de Educação realizar o cadastro da escola e do responsável pelo preenchimento do Censo Escolar. Após o cadastro a Secretaria Estadual informará o código do Inep da escola e o responsável receberá um e-mail com a senha de acesso ao Sistema Educacenso, necessários para responder ao Censo Escolar.

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS
Leia atentamente as instruções contidas neste caderno e preencha todos os campos com caneta azul ou preta, em letra de forma, deixando um espaço entre as palavras. As informações declaradas nos formulários do Censo Escolar devem ter como referência documentos que garantam confiabilidade nas informações prestadas (ficha de matrícula do aluno, diário de classe, livro de frequência, histórico escolar, regimento escolar, documentos de modulação de professores e enturmação, projeto político-pedagógico, entre outros), para possibilitar, a qualquer momento, sua confirmação pelo MEC, Inep, órgãos de controle, de acompanhamento e de fiscalização e Ministério Público, respondendo administrativa, civil e penalmente, pela inclusão de informação inadequada, se comprovada a omissão ou comissão, dolo ou culpa, nos termos da Lei nº 8.429, de 02 de junho de 1992, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional.
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.
Não abrevie as palavras. Se for mesmo necessário, não coloque o ponto. Deixe apenas um espaço em branco antes da próxima palavra. Exemplo: Maria D da Fonseca.
Lembre-se de que as informações prestadas ao Censo Escolar devem refletir a realidade da escola na data de referência do Censo, última quarta-feira do mês de maio (30/05/2012).
Você deve preencher os formulários nesta ordem:
– Escola.
– Turma.
– Aluno.
– Docente.
Para facilitar o seu trabalho, depois de preencher uma turma, preencha as informações de alunos, docentes, auxiliares/assistentes educacionais, profissionais/monitores de atividade complementar ou tradutores intérpretes de Libras dessa turma.
No Censo Escolar, as escolas com ensino fundamental organizado em ciclos devem fazer a correspondência com as oito séries e/ou com os nove anos.
Verifique se você colocou o código da escola em todos os formulários.
Os formulários do aluno devem trazer o nome da turma à qual está vinculado.
Os formulários de docente, auxiliar/assistente educacional, profissional/monitor de
atividade complementar ou tradutor intérprete de Libras devem trazer o nome de todas as
turmas nas quais atuam.
Compõem este manual: Glossário – Educação Especial, Tabela de Língua Indígena, Tabela de Cursos da Educação Profissional – Cursos Técnicos, Tabela de Países, Tabela de Disciplinas, Tabela de Tipo de Atividade Complementar, Tabela de Curso de Formação Superior e Tabela de Atividades do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Se você tiver alguma dúvida quanto ao preenchimento, entre em contato com a Unidade de Estatística da Secretaria de Educação do seu Estado ou com o Inep (veja nas informações a seguir) e verifique como proceder para informar os dados no sistema informatizado ou acesse o hotsite no endereço eletrônico e conheça o passo a passo de preenchimento, além de outras informações importantes sobre o Censo Escolar da educação básica.

Para acessar o manual completo clique aqui
Postagem anterior
Próximo

Seja você também um autor deste blog. Saiba mais em Parcerias

0 comentários: