sábado, 24 de outubro de 2015

Curiosidades sobre os Jogos Olímpicos

A Primeira Olimpíada da Era Moderna foi realizada em Atenas (Grécia) em 1896.

As Olimpíadas foram marcadas ao longo da história por várias curiosidades. Veja algumas delas:

A Primeira Olimpíada da Era Moderna foi realizada em Atenas (Grécia) em 1896. 

Charlotte Cooper, atleta britânica, foi a primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos no torneio de tênis feminino nas Olimpíadas de Paris (1900) 

As Olimpíadas de Londres de 1908 foram as mais longas da história. Elas tiveram início em 27 de abril e terminaram em 31 de outubro. 

Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da delegação da Grécia são os primeiros a desfilarem. Logos após vem os atletas do país sede e na sequência os dos outros países em ordem alfabética. 

O cabo de guerra esteve no calendário olímpico por cinco vezes seguidas: nos jogos de Paris 1900, S. Louis 1904, Londres 1908, Estocolmo 1912 e Antuérpia 1920. 

 Na prova de arremesso de peso a bola tem cerca de 7,2 kg, enquanto no tênis de mesa pesa apenas 2,7 g.

O tenente do Exército Guilherme Paraense conquistou a primeira medalha de ouro brasileira na história das olimpíadas na prova do tiro esportivo em 1920. 

A nadadora Maria Lenk aos 17 anos, foi a primeira sul-americana a participar de uma competição olímpica. Ela nadou em três provas: 100 m livre, 100 m costas e 200 m peito. 

A famosa bandeira olímpica, com cinco arcos representando os continentes, foi elaborada por Pierre de Coubertin, em 1913. 

A mais jovem campeã olímpica da história dos Jogos é a americana Marjorie Gestring, medalha de ouro nos saltos ornamentais em Berlim 1936, aos 13 anos e 267 dias. 

O sueco Oscar Swahn foi o atleta mais velho a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos. Com 72 anos, ele ganhou medalha de prata na competição de tiro durante as Olimpíadas da Antuérpia (Bélgica), em 1920.

As Olimpíadas de Berlim em 1916 e de Londres 1944 foram canceladas por causa da 1ª e 2ª guerras Mundiais, respectivamente. 

A Primeira Guerra Mundial influenciou por várias vezes os Jogos Olímpicos. Para os Jogos de 1920, Áustria, Bulgária, Alemanha, Hungria e Turquia – as nações derrotadas no conflito – não foram convidadas para participar. Oito anos depois, nos Jogos de Amsterdã, a delegação francesa alegou ter sofrido insultos por parte de holandeses pró-germânicos e não compareceu à cerimônia de abertura da competição. 

Após não ter sido um dos eleitos para desembarcar na sede dos Jogos de 1932, o brasileiro Adalberto Cardoso, inscrito nos 10 mil metros, viajou de carona os 600 km que dividiam o porto de São Francisco até a cidade de Los Angeles. Adalberto chegou ao estádio dez minutos antes da prova, vestiu o uniforme e correu. Ficou em último lugar, mas foi bastante aplaudido e deixou a competição com a fama de homem de ferro. 

Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio (1964), um judoca japonês cometeu suicídio após ser derrotado numa luta. 

Como tradição, o nome do último cidadão, aquele que vai acender a pira olímpica, é mantido em segredo e só é anunciado segundos antes dele entrar no estádio. 

O único país-sede que não ganhou medalha olímpica em sua própria Olimpíada foi o Canadá. O resultado inédito e negativo foi obtido nos Jogos Olímpicos de Montreal de 1976. 

O atleta que mais ganhou medalhas olímpicas foi o nadador norte-americano Michael Phelps. Nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008) ele ganhou, no total, 16 medalhas. Nas Olimpíadas de Londres, o nadador conquistou mais 6 medalhas (sendo 4 de ouro e 2 de prata), totalizando 22 medalhas olímpicas. 

Os jogos de Paris em 1900 foram os primeiros Jogos Olímpicos com participação de atletas do sexo feminino. 

Nas olimpíadas de Melbourne em 1956, pela primeira vez na história das Olimpíadas Modernas, uma das modalidades não foi realizada no país anfitrião. Devido às duras leis australianas para entrada de animais de origem estrangeira, as provas de hipismo foram disputadas em Estocolmo, Suécia, cinco meses antes dos Jogos Olímpicos de Melbourne. 

Nas olimpíadas da Cidade do México em 1968, pela primeira vez atletas da Alemanha Ocidental e da Alemanha Oriental competiram em equipes separadas. (Atualmente a Alemanha é unificada)

Waldi foi a primeira mascote dos Jogos Olímpicos em Munique 1972. e neste mesmo ano, pela primeira vez os Jogos Olímpicos foram transmitidos ao vivo para o Brasil. Também em Munique, no dia 5 de setembro, terroristas árabes do Setembro Negro invadiram a vila olímpica e mataram dois membros da equipe de Israel e fizeram outros nove de reféns, resultando na morte de 11 israelenses (David Berger, Ze'ev Friedman, Joseph Gottfreund, Eliezer Halfin, Joseph Romano, Andrei Schpitzer, Amitsur Shapira, Kahat Shor, Mark Slavin, Yaakov Springer e Moshe Weinberg). Os Jogos Olímpicos foram paralisados por 34 horas devido ao "Massacre de Munique". 



Futebol feminino, Mountain bike, softbol e vôlei de praia estrearam nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996.

Nas Olimpíadas de Londres (1908), os atletas passaram a desfilar de forma organizada na cerimônia de abertura.

Apenas cinco países participaram de todos os Jogos Olímpicos da era moderna. São eles: Grécia, Grã-Bretanha, Suíça, França e Austrália. 

Nas primeiras Olimpíadas da Era Moderna todas as medalhas eram entregues aos atletas na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos. 

Nas Olimpíadas de Estocolmo (Suécia), em 1912, um maratonista português desmaiou durante uma prova e morreu no dia seguinte no hospital. Foi apontada insolação como causa da morte. 

Foi somente a partir das Olimpíadas de Londres (1948) que as provas de natação começaram a ser realizadas em piscinas.
Postagem anterior
Próximo

Seja você também um autor deste blog. Saiba mais em Parcerias

0 comentários: