sábado, 10 de setembro de 2011

Ofício Circular nº 398 / 08 SEE MG


Assunto: Complementa orientações sobre progressão continuada nos anos iniciais do Ensino
                 Fundamental
Serviço: SB/Superintendência de Educação Infantil e Fundamental

Belo Horizonte, 04 de dezembro de 2008

Senhor (a) Diretor (a)

            Considerando o disposto no Artigo 13 da Resolução SEE 1086 de 16/04/2008 e a necessidade de complementar orientações já transmitidas no decorrer do ano letivo, esclarecemos:

1- O artigo 13 da Resolução 1086/08 deve ser compreendido no contexto das normas explicitadas ao longo de toda a Resolução, especialmente o disposto nos artigos 4º, 5º,6º,7º,8º,9º e 12. Nestes artigos, fica evidente a importância do acompanhamento sistemático da aprendizagem  dos alunos ao longo de cada ano dos Ciclos, devendo a escola utilizar de estratégias diversas e eficientes para sanar as dificuldades evidenciadas no momento em que ocorrem, isto é, “no tempo certo”.

2- Assim, sabendo o que cada aluno deve aprender e ser capaz de fazer ao final de cada ano (Artigos 4º e 7º) e o que os alunos devem ter consolidado ao final de cada ciclo (Artigos 5º,6º,8º e 9º) cabe à escola, considerando ainda as avaliações internas e externas realizadas, garantir a efetiva aprendizagem dos alunos.

3- Tendo o processo pedagógico da escola transcorrido como prevê a Resolução 1086/08 e desenvolvidas as estratégias de atendimento diferenciado dentro de cada ano do ciclo da Alfabetização  e do Ciclo Complementar, conforme Artigo 12, a progressão continuada fará parte intrínseca do processo de aprendizagem contínua dos alunos dos anos iniciais, de vez que serão sanadas as dificuldades evidenciadas e garantidas as condições para o prosseguimento dos estudos sem interrupção.

4- No entanto, em situações excepcionais em que as estratégias pedagógicas utilizadas pela escola ao longo de cada ano dos ciclos não foram suficientes e/ou eficientes para que todos os alunos tenham consolidado as habilidades e capacidades previstas  para  a conclusão do Ciclo da Alfabetização ou Ciclo Complementar, o  §1º do artigo 13 da Resolução 1086/08 estabelece que “ a Equipe Pedagógica da Escola deverá proceder ao agrupamento dos alunos  que não conseguiram consolidar as capacidades previstas para que seu atendimento diferenciado aconteça pelo tempo que for necessário”. (grifos nossos).

5- Chamamos atenção para os seguintes aspectos de § 1º do Artigo 13:

     5.1- A decisão sobre quais alunos deverão ser agrupados ao final de cada Ciclo para atendimento  diferenciado “pelo tempo que for necessário “ é da Equipe Pedagógica da Escola. Isto significa que a decisão é compartilhada e não unilateral, envolvendo apenas o professor, devendo também participar os pais ou responsáveis pelos alunos, além do Professor, Especialistas e Diretor da Escola.

     5.2- Para tomar esta decisão a Equipe Pedagógica da Escola deverá  levar em conta  o grau ou nível de defasagem apresentada pelo aluno e o tempo considerado necessário para que ele consiga consolidar as capacidades previstas para concluir o Ciclo. Analisando estes dois aspectos, a Equipe Pedagógica da Escola decidirá:
     a) - quais alunos serão já matriculados no 4º ano do Ciclo Complementar ou no 6º ano do Ensino Fundamental com atendimento diferenciado no horário normal de aula e/ou no contra-turno, pelo tempo que for necessário, de vez que apresentam pequena defasagem de aprendizagem;
     b) – quais alunos permanecerão no ano final do Ciclo, por apresentarem defasagem mais grave de aprendizagem, sendo, pois, temporariamente retidos, com atendimento diferenciado no horário normal de aula e/ou no contra-turno, devendo, após, serem integrados às turmas correspondentes à idade/ano de escolaridade (§2º artigo 13). A integração destes alunos às  suas turmas específicas vai depender de seu desempenho na consolidação das capacidades previstas para o Ciclo, o que pode ocorrer em um, dois, três, quatro meses ou mais e, no limite do limite, em até1(um) ano, significando a retenção do aluno por todo o ano escolar, o que é exceção absoluta e não regra.

     5.3- Para trabalhar com estes alunos nos agrupamentos temporários (letras a e b, item 5.2) a escola deverá desenvolver um Plano de Intervenção Pedagógica especial, voltado para os  aspectos não dominados  pelos alunos, mobilizando todos  os recursos  humanos

disponíveis dentro e fora de seus muros e buscar alternativas que permitam a estes alunos atingir os patamares de conhecimentos desejados para continuar aprendendo. Deverá, ainda, elaborar relatórios pedagógicos específicos sobre cada aluno para nortear o trabalho a ser desenvolvido e permitir o acompanhamento do processo pela Equipe da escola e da SRE.

6- No caso de Escola Estadual que somente ofereça os anos iniciais do Ensino Fundamental, ocorrendo a situação de aluno prevista no item 4 deste Ofício- Circular , ao final do Ciclo Complementar, deverá ser observado o seguinte:

     6.1- Se a decisão da Equipe Pedagógica da Escola for pelo previsto na letra a do item 5.2 (encaminhamento do aluno  para o 6º ano do Ensino Fundamental) a escola deverá elaborar  relatório pedagógico  completo sobre o  aluno, que  acompanhará seu histórico escolar, detalhando as aprendizagens não consolidadas pelo mesmo, as capacidades não desenvolvidas, enfim, informações que possam nortear o atendimento diferenciado que a escola de destino deverá  oferecer a este aluno. Neste caso, a escola de origem comunicará formalmente a situação do(s) aluno(s) à SRE, com cópia do relatório pedagógico, o que permitirá à Equipe Regional o acompanhamento destes alunos na escola de destino ao longo do ano letivo seguinte.

     6.2- Se a Equipe Pedagógica da Escola, ouvidos os pais ou responsáveis pelo aluno, decidir pela retenção do mesmo (letra b do item 5.2), e como a escola não possui o 6º ano do Ensino Fundamental, esta retenção acontecerá por 1 (um) ano como exceção , repetimos, não como regra. A escola deverá, também neste caso, comunicar o fato à SRE, enviando relatório circunstanciado, detalhando as atividades de intervenção pedagógica e de recuperação da aprendizagem realizadas  ao longo do ano e ao seu final. Deverá ainda arquivar este relatório na pasta individual do aluno, incluindo as atividades e avaliações realizadas pelo mesmo, para comprovação do trabalho realizado pela escola.

Queremos, por último, sugerir a V.Sa. e Equipe que analisem novamente com as escolas  e, de modo especial, com os professores, os dispositivos da Resolução SEE 1086/2008 e que complementem as orientações aqui transmitidas revendo o vídeo enviado a esta SRE que contém a fala da Sra Secretária, Professora Vanessa Guimarães Pinto

proferida no lV Congresso Estadual  de  Alfabetização em BH. A Professora Vanessa  aborda com muita propriedade e competência a questão da progressão continuada, objeto deste Ofício-Circular.

Atenciosamente,

 
Maria das Graças Pedrosa Bittencourt
Superintendência de Educação Infantil e Fundamental



Raquel Elizabete de Souza Santos
Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica


Senhor (a) Diretor (a)
Superintendência Regional de Ensino

Postagem anterior
Próximo

Seja você também um autor deste blog. Saiba mais em Parcerias

0 comentários: