quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PROEB 2011

Governo anucia que resultado do PROEB deve ser publicado em março de 2012
As provas do Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb) já estão sendo corrigidas. Aplicada em novembro para todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, a prova testa os conhecimentos dos alunos em Português e Matemática. Foram aplicadas cerca de 1,9 milhão de provas no Estado e a previsão é que os resultados sejam divulgados em março.
O resultado do Proeb permite avaliar todo o percurso educacional do aluno, já que é aplicada em momentos-chave da trajetória estudantil: ao fim dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ano de conclusão do ensino médio. Após a aplicação das avaliações, as provas são lacradas pelas escolas e recolhidas pelas Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Uma empresa contratada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) faz o transporte dos malotes para o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), em Juiz de Fora. Chegando no Caed é feita uma conferência  para saber se todos os malotes foram entregues.
Após a conferência, é feita a digitalização dos testes dos alunos e os resultados são transformados em uma base de dados. Essa base é entregue ao departamento estatístico do Caed. É nessa etapa que os gráficos são gerados e que se define a proficiência média dos alunos e das escolas. O próximo passo fica por conta de uma equipe pedagógica do Caed, que juntamente com o departamento estatístico, faz a análise dos itens e define os padrões de desempenho dos alunos, analisando assim se os estudantes estão no nível baixo, intermediário ou recomendado.
A partir das análises são elaborados os boletins de resultados e pedagógicos que são enviados a todas as unidades escolares que participaram do Proeb.
Postagem anterior
Próximo

Seja você também um autor deste blog. Saiba mais em Parcerias

0 comentários: