quinta-feira, 26 de abril de 2012

PDE Interativo Orientações e dicas

pde_escola-1I- Identificação
Tela inicial
 Nesta primeira tela, o Grupo de Trabalho pode visualizar em que estágio se encontra o Plano de Desenvolvimento da sua escola.
 Também é possível visualizar o tempo transcorrido desde o início do plano e quantos dias faltam ou já passaram para concluir cada etapa.
 Depois de localizar o seu plano, o GT deve informar o que deseja fazer: INICIAR, CONTINUAR ou VISUALIZAR o plano.
Diretor
 O(A) diretor(a) pode conferir os seus dados e atualizar o e-mail e telefone de contato.
Escola
 Aqui surgem informações do Censo Escolar do ano anterior e, nesta tela, só podem ser atualizados o endereço da escola, telefone e e-mail, mas eles não modificam o Censo Escolar, servem apenas para o PDE Interativo.
 Também é possível georreferenciar a escola, ou seja, indicar numa foto aérea, onde se localiza a escola no município, mas esta etapa não é obrigatória.
Galeria de Fotos
 A escola pode exibir fotos que ajudarão o MEC a conhecer melhor a escola.
 Não utilize arquivos muito grandes (superiores a 300Kb) e observe a quantidade máxima/ mínima de fotos permitida.
II – Primeiros Passos
Passo 1
 Consiste na formação do Grupo de Trabalho (GT), devendo a escola responder “Sim” ou “Não” para a pergunta sobre a criação do GT. Se responder “Não”, não conseguirá avançar, pois este passo é fundamental para assegurar a participação da comunidade escolar. Se responder “Sim”, o sistema solicita que sejam cadastrados os nomes e contatos dos membros do GT.
 Na lista de membros, o nome do(a) diretor(a) surge automaticamente, mas é obrigatório inserir pelo menos mais um membro, pois não existe um Grupo de um membro só.
 Depois de cadastrar os membros do GT, é obrigatório inserir uma ata ou registro de criação desse Grupo. Pode ser um texto, uma imagem ou qualquer tipo de documento eletrônico (preferencialmente com tamanho inferior a 300Kb).
Passo 2
 Consiste em responder se o(a) Coordenador(a) do PDE Escola foi designado. Se “Sim”, deve-se selecionar o nome na lista de membros do GT que aparece na tela. Se “Não”, deve-se elege-lo(a), caso contrário, também não será possível avançar para as próximas telas.
 Recomenda-se que o(a) coordenador(a) não seja o(a) diretor(a), que já acumula várias atribuições.
 Se desejar saber mais sobre as atribuições do Coordenador do PDE Escola, acione o link “Clique aqui” nas orientações.
Passo 3
 O último passo é ainda mais simples e consiste apenas em conhecer os membros e contatos do Comitê de Análise e Aprovação, responsável pelo PDE Escola na sua Secretaria de Educação.
 Caso tenha alguma dúvida ou problema com cadastro ou elaboração do plano, consulte um dos membros do Comitê de Análise e Aprovação do PDE Escola na Secretaria de Educação.
III – Diagnóstico
Dimensão 1 – Indicadores e Taxas
1.1 IDEB
 Leia as orientações e saiba o que é o IDEB.
 Analise calmamente o IDEB da escola e compare-o com o do Brasil, do Estado e do município. Debata sobre esses resultados.
 Responda às perguntas ao lado do gráfico. Se o sistema não exibir pelo menos dois resultados do IDEB para comparação, responda “Não” à primeira pergunta.
 Se há evidências de que atingirá a meta do IDEB, descreva sinteticamente as evidências ou porque chegou a essa conclusão. Se não houver evidências, esta questão aparecerá como possível problema na síntese desta dimensão.
 Em todas as telas, o GT pode apenas “Salvar” as informações já respondidas e sair do sistema, ou pode “Salvar e continuar”, sendo direcionado para a próxima tela.
1.2 Taxas de rendimento
 Reflita sobre as taxas de aprovação, reprovação e abandono da escola. Converse com a equipe, analise bem os resultados dos últimos anos, compare-os com as taxas do Brasil, Estado e município.
 Responda às perguntas.
1.3 Prova Brasil
 Leia as Orientações e entenda melhor o que é a Prova Brasil.
 Analise o resultado da sua escola na Prova Brasil, discuta e debata sobre o que influenciou os resultados de Língua Portuguesa e Matemática na sua escola.
 Responda às perguntas ao lado do gráfico. Se o sistema não exibir pelo menos dois resultados da Prova Brasil para comparação, responda “Não” à primeira pergunta.
 Fique atento às datas da Prova Brasil, que é aplicada a cada dois anos. Síntese Dimensão 1
 O sistema relaciona todos os problemas identificados nas telas anteriores.
 Todos os problemas são importantes, mas o GT deve selecionar apenas os mais críticos, ou seja, aqueles estão sob a gestão direta da escola e que comprometem os processos de ensino e aprendizagem.
 O número máximo de problemas críticos é informado na coluna “Problemas críticos” e, geralmente, corresponde a 30% do total de problemas identificados.
 Clique em “Incluir projeto” se houver projetos já desenvolvidos pela escola que podem minimizar esses problemas.
 Clique em “Incluir programa” se já existir algum programa do MEC ou da sua Secretaria de Educação destinado a minimizar os problemas desta Dimensão.
 Ao responder que a escola “gostaria de participar” de algum programa do MEC, isto não significa que o Ministério irá automaticamente incluir a escola neste programa, mas ajudará as equipes do Ministério a identificarem quais as escolas que desejam participar e por que.
Dimensão 2 – Taxas de rendimento
2.1 Matrícula
 A análise aqui consiste em identificar turmas com número excessivo de alunos. Para tanto, foi adotado como referência os parâmetros do Conselho Nacional de Educação.
 O sistema já informa as turmas com número de alunos superior ao parâmetro do CNE, basta assinala-las.
2.2 Distorção idade-série
 Preencha o número de alunos em distorção, por turma, e observe que o sistema calcula automaticamente a taxa.
 Considere como distorção dois anos de atraso em relação à idade de referência.
 Assinale na última coluna as turmas com taxa de distorção idade-série superior à média do Brasil.
 No caso das turmas de EJA, o valor sempre será superior à média do Brasil, mas ainda assim deve-se assinalar as turmas acima da média nacional.
 Responda às perguntas finais escolhendo a resposta que se adequa à freqüência com que a escola realiza aquela ação. Observe que o texto se modifica e transforma-se numa afirmação.
 Este tipo de pergunta surgirá em todo o diagnóstico e sempre que a resposta assinalada for “raramente” ou “nunca”, o sistema incluirá na Síntese de cada dimensão como um possível problema.
2.3 Aproveitamento escolar
 Momento de aprofundar a análise sobre as taxas de reprovação e abandono, identificando-as em cada turma.
 Depois de inserir a quantidade de alunos, o sistema calcula as taxas e o GT deve assinalar todas as turmas com taxa de reprovação ou abandono superior à média do Brasil.
 Se a escola tiver mais de 20 turmas, esta atividade será extensa, mas é muito importante para um diagnóstico preciso identificar as turmas que estão, de fato, apresentando os resultados mais críticos e que, portanto, exigem atenção especial.
2.4 Áreas de conhecimento
 Depois de conhecer as turmas críticas é importante saber, nessas turmas, quais as disciplinas ou áreas de conhecimento que os alunos estão sentindo mais dificuldade.
 Deve-se indicar, nas turmas exibidas pelo sistema (que são as turmas críticas identificadas na tela anterior), o número de alunos reprovados em cada área de conhecimento/ disciplina.
 Observe que o número de alunos reprovados em uma área de conhecimento não pode ser superior ao total de alunos reprovados naquela turma.
 Não deixe nenhum campo em branco.
Síntese da Dimensão 2
 O sistema novamente apresentará todos os problemas possíveis identificados nessa segunda dimensão.
 No caso de problemas relacionados a: turmas com número de alunos acima do parâmetro do CNE; turmas com taxas de distorção idadesérie, aprovação e reprovação acima da acima da média nacional; e áreas de conhecimento/ disciplinas críticas, o sistema possibilita que o GT visualize as turmas. Para isso, basta clicar no link respectivo.
 Não esqueça de assinalar apenas os problemas mais críticos e que a escola considera que pode resolver.
Dimensão 3 – Ensino e Aprendizagem
3.1 Planejamento Pedagógico
 Esta é uma das dimensões mais importantes do diagnóstico e só requer respostas às perguntas, o que não significa que será mais rápida ou mais “fácil”.
 Para cada pergunta, o GT deve refletir cuidadosamente, pois não há resposta certa ou errada, apenas a realidade da escola.
 Lembre-se que o sentido do diagnóstico não é mostrar a escola ideal, e sim a escola real.
3.2 Tempo de Aprendizagem
 Delibere sobre cada pergunta e responda calmamente a cada uma delas, pois o melhor plano tem o melhor diagnóstico. E o melhor diagnóstico é aquele que é bem pensado e construído coletivamente.
 Não esqueça de informar se a escola desenvolve ações de Educação Integral. Em caso afirmativo, qual é a ação, o número de alunos que participa e os tipos de atividades. Em caso negativo, informe o porquê.
Síntese da Dimensão 3
 Esta síntese segue a mesma lógica das demais e assim será até o final do diagnóstico.
 Observe o limite de problemas críticos (geralmente, 30% do total e problemas), escolha aqueles que estão sob a gestão direta da escola e que, se superados, podem melhorar os processos e resultados.
Dimensão 4 – Gestão
4.1 Direção
 Cadastre os membros da equipe gestora e informe sobre eventuais necessidades de capacitação ou formação continuada para eles.
 Observe que só é possível cadastrar um nome para as funções diretor(a) e um vice-diretor(a), mesmo que a escola possua mais de uma pessoa nesta função.
 O sistema informa automaticamente o nome do(a) diretor(a), mas é necessário preencher os demais campos, clicando no símbolo “Editar”
 Se a escola não tiver pessoas em algumas das funções, ao clicar no símbolo , deve selecionar o botão “Não existe” e salvar.
 Nas demais funções, podem ser cadastrados mais nomes, se houver. Basta clicar no botão .
 Não esqueça de completar os dados de cada pessoa, indicando os contatos, escolaridade, tempo que exerce a função na escola etc.
4.2 Processos
 Os processos burocráticos e administrativos tomam muito tempo da equipe gestora. Reflita sobre cada tópico e assinale a resposta que melhor reflete a realidade da sua escola.
4.3 Finanças
 A gestão dos recursos financeiros também é uma atividade complexa e de muita responsabilidade. É importante identificar como a escola está administrando os seus recursos financeiros, de onde eles vêm e onde eles estão sendo investidos.
 No quadro de “Fontes” insira apenas os valores que foram depositados na conta da escola e geridos diretamente pela direção ou unidade executora. É obrigatório inserir pelo menos os valores do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) repassados anualmente pelo FNDE/ MEC para todas as escolas.
 Não inclua valores aportados indiretamente pela secretaria. Ou seja, se a própria Secretaria adquiriu algum objeto ou serviço e doou à escola, mesmo que o valor seja conhecido, não deve ser cadastrado.
 Os valores das fontes devem coincidir com os usos, mas não se preocupe se eles não forem iguais, pois o sistema exibirá a diferença como se fosse um saldo.
 Não esqueça de responder às perguntas!
Síntese da Dimensão 4
 Segue a mesma lógica das outras dimensões, exigindo uma reflexão cuidadosa sobre aquilo que a escola considera mais crítico.
Dimensão 5 – Comunidade Escolar
5.1 Estudantes
 Os estudantes são a razão de ser da escola e, por isso, é importante estimular boas práticas entre eles, a fim de melhorar o clima escolar.
 Convide-os a participar dessa e de outras etapas, faça pesquisas, mobilize a comunidade discente para construir o Plano de Desenvolvimento da Escola.
5.2 Docentes
 As informações sobre os docentes pode ser um exercício um pouco cansativo, mas é fundamental diagnosticar as necessidades de formação inicial ou continuada.
 Os dados apresentados aqui serão utilizados no Plano de Formação que será elaborado depois do diagnóstico.
 Caso o docente não esteja mais na escola, assinale “Desvinculado da escola”, não sendo necessário assinalar os outros campos para esta pessoa.
 Pondere com a equipe docente sobre as práticas pedagógicas, pois elas são determinantes para transformar positivamente a escola.
5.3 Demais funcionários
 A escola precisa que toda a equipe escolar trabalhe motivada e também é importante conhecer os profissionais que realizam atividades de apoio à educação.
 Cadastre todos os colaboradores e responda com atenção às perguntas.
5.4 Pais e comunidade
 É comum a equipe escolar reclamar que os pais não participam da vida acadêmica dos filhos. Mas será que a escola facilita a presença da família e da comunidade escolar no seu dia-a-dia? Faça uma autocrítica, reflita com calma e assinale nos campos correspondentes.
 O Conselho Escolar é uma instância de participação e controle social muito importante. Informe se a escola possui um Conselho ou Colegiado e, em caso afirmativo, cadastre os nomes e contatos dos seus membros.
 Se a sua escola ainda não tem Conselho Escolar, não perca tempo. Aproveite a oportunidade, convoque pais, alunos, docentes, funcionários e outros interessados e organize o Conselho Escolar.
Síntese da Dimensão 5
 Mais uma vez, reflita sobre os problemas críticos. Não se preocupe se algumas questões muito importantes não puderem ser escolhidas. Depois de conhecer esta ferramenta e aprender a planejar sua gestão, a escola poderá construir outros projetos e, no futuro, revisar o seu plano.
 Cada problema crítico irá para a síntese final do diagnóstico.
Dimensão 6 – Infraestrutura
6.1 Instalações
 Esta é a última dimensão do diagnóstico. Agora só falta apontar os elementos críticos relacionados à infraestrutura.
 Sempre que for assinalada uma quantidade no campo “Inadequado”, é obrigatório descrever ao lado porque o GT considera aquela instalação inadequada.
 E não esqueça de responder à pergunta final (se há espaços no entorno da escola que poderiam ser utilizados para atividades pedagógicas e recreativas e quais são)!
6.2 Equipamentos
 No caso dos equipamentos, além de informar sobre o estado de conservação destes, caso o GT considere que a quantidade total não atende às necessidades da escola, é fundamental indicar qual seria a quantidade ideal.
Síntese da Dimensão 6
 Finalizando o diagnóstico, assinale os problemas críticos. Síntese do Diagnóstico
 Leia todos os problemas críticos identificados em cada dimensão e os projetos e programas indicados.
 Revise os problemas e, se encontrar algo que não coincide com a realidade ou com a opinião do GT, retorne à Dimensão respectiva, ajuste os dados ou reveja os problemas críticos.
 Não esqueça de salvar as telas que forem modificadas, pois só depois de salvar é que o sistema atualiza a dimensão e Síntese do diagnóstico.
IV – Plano Geral
1.1 Grandes Desafios
 No caso do PDE Escola, é necessário definir inicialmente os Grandes
Desafios, ou seja, os resultados que a escola almeja alcançar dois anos após a elaboração do plano.
 O sistema apontará, automaticamente, os problemas identificados na Dimensão 1 (Indicadores e taxas), mas caso o diagnóstico não tenha identificado problemas nessa dimensão, é obrigatório que a escola insira, no mínimo, dois grandes desafios.
 Recomenda-se que o GT não seja nem tão pessimista, definindo metas muito “fáceis”, nem tão otimista, fixando metas inalcançáveis. A regra de ouro é ser realista, ou seja, fixar metas factíveis e que a escola tenha segurança de que pode alcançar.
1.2 Planos de Ação
 Os planos de ação representam o caminho para modificar e melhorar as situações identificadas no diagnóstico. Neste sentido, eles constituem a essência do planejamento, pois indicam o que a escola pretende fazer para alcançar os objetivos e metas.
 Observe que os objetivos de cada dimensão foram predefinidos, por representarem o foco da dimensão.
 O conjunto de metas também surge automaticamente, a partir dos problemas críticos assinalados, mas a escola precisa quantificá-las, ou seja, indicar o valor percentual que pretende ser alcançado após dois anos.
 Para cada problema, indique até duas estratégias e, para cada estratégia, indique as ações que serão realizadas, utilizando os verbos e objetos de apoio que o MEC disponibilizou.
 Detalhe os objetivos da ação no campo respectivo e informe se serão
necessários recursos financeiros para executar aquela ação. Observe que nem todas as ações precisam de recursos.
 Ao definir os itens e serviços, pesquise os preços e coloque valores de
mercado, caso contrário, os mesmos podem ser rejeitados pelo Comitê ou pelo MEC e devolvidos para ajuste da escola.
 Ao finalizar cada ação, analise a coerência entre problemas, estratégias, ações, bens e serviços. Pergunte:
 O sistema não avançará se não houver pelo menos uma estratégia e uma ação
para cada problema crítico identificado no diagnóstico.
Visualizar PDE Escola
 Finalizado o plano, visualize-o. Leia atentamente, faça críticas, discuta, ajuste, elabore o melhor plano que a escola pode fazer. Se necessário, utilize os filtros para visualizar algumas partes ou imprima o plano todo.
 Se o GT estiver satisfeito com o plano elaborado, é hora de submetê-lo à Secretaria de Educação e ao MEC. Clique em “Enviar para o comitê” e acompanhe o andamento do Plano de Desenvolvimento da Escola retornando à Tela Inicial.
Postagem anterior
Próximo

Seja você também um autor deste blog. Saiba mais em Parcerias

0 comentários: