segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Saeb - Dicas e simulados

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.

O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala:
Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb;
Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil");
A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA.

Abaixo apresentamos exemplos de questões e as questões comentadas para que todos possam conhecer melhor como é o teste da Anresc (Prova Brasil).

Exemplos de questões



Comentários das questões


Diferentemente das provas aplicadas costumeiramente em sala-de-aula, a Aneb e Anresc (Prova Brasil) são construídos metodologicamente para avaliar sistemas de ensino e não alunos. São avaliações em larga escala cujo objetivo é avaliar a qualidade dos sistemas educacionais a partir do desempenho dos alunos nas provas.

O que cai nas provas?

A Aneb e Anresc (Prova Brasil) são avaliações elaboradas a partir de matrizes de referência. A matriz é um documento que descreve as orientações para a elaboração das questões. Ela reúne o conteúdo a ser avaliado em cada disciplina e série, dando transparência e legitimidade ao processo de avaliação.

Faça o download das matrizes de referência em Língua Portuguesa e Matemática.

Questionário do aluno


 


   
 
Postagem anterior
Próximo

Seja você também um autor deste blog. Saiba mais em Parcerias

0 comentários: