sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Como fazer uma boa Redação

Aprenda a fazer uma Redação 

A estrutura de uma boa redação
É muito importante saber que, para escrever bem é necessário ler muito. O hábito da leitura é fundamental no desenvolvimento das habilidades na construção de uma boa redação. Muitos alunos acreditam que não levam jeito para escrever, porém, com um pouco de esforço, algumas técnicas e com muita leitura, qualquer aluno pode escrever uma boa redação.

Afinal de contas, porque ler ajuda a escrever uma boa redação?

Para escrever sobre determinado tema é essencial conhecer detalhes sobre os assuntos ligados a ele. Quando o aluno está familiarizado com o tema é mais fácil desenvolver a redação, apresentando argumentos e opinião própria. Por exemplo, se o tema de uma redação for a crise dos refugiados na Europa, o aluno que está bem informado, que sabe o motivo que está levando milhares de pessoas a abandonarem seus países e as consequências que isto está gerando, com certeza não terá nenhuma dificuldade de desenvolver o tema e escrever uma boa redação.

A estrutura de uma boa redação


Existem diversos gêneros textuais (Narração, Descrição, carta, etc.). Mas o texto dissertativo costuma ser o mais cobrado nas provas de vestibular e concursos
Para iniciar a redação precisamos estabelecer a estrutura do texto. Mas o que vem a ser essa estrutura? Ela é a organização do que vamos escrever. Uma boa redação é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. A redação deve ficar com a seguinte estrutura:

Introdução

É um parágrafo de 2 a 3 frases apenas. A gente só põe nela o básico, dizemos do que vamos falar na redação. A introdução pode ser feita a partir da seguinte pergunta em relação ao tema: “o que eu penso sobre isso?

Desenvolvimento

Pode conter de 2 a 4 parágrafos. É nele que a gente vai argumentar, discutir o tema da redação. O desenvolvimento pode ser obtido por meio das perguntas: “como posso provar isso?”, “Quais as causas disso?”, “Quais as consequências disso?”, “Como isso acontece?”, “De que forma posso realizar isso?”.

Conclusão

É um parágrafo com 2, 3 ou 4 frases. É um fechamento do texto.
E a pergunta da conclusão é: “Que lição pode ser tirada disso?

Repare que a redação está dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão, isso é muito importante. Em concursos e vestibulares a redação é analisada por partes.

Técnicas de construção da Redação

Escreva o texto de forma clara e objetiva, sempre pautando-se em bons argumentos, e que permita o seu fácil entendimento por quem estiver lendo. O segredo está em não deixar nada subentendido, nem imaginar que o leitor sabe o que você quer dizer.

Dependendo do assunto a ser escrito é interessante propor uma solução, deixando bem claro quem serão os envolvidos.

Ao escrever a redação também é muito importante respeitar as regras gramaticais e utilizar a norma culta da língua escrita.

Outras dicas para fazer uma boa redação

Releia o texto escrito. Reserve um tempo para fazer esse exercício, pois quando relemos nossa redação, a chance de encontramos possíveis erros são bem maiores.

Atenção quanto à forma da redação. Capriche na letra e, se ficar em dúvida sobre a legibilidade de sua “caligrafia”, aposte nas letras de forma. Respeite o recuo dos parágrafos.
Postagem anterior
Próximo

Seja você também um autor deste blog. Saiba mais em Parcerias

0 comentários: