terça-feira, 30 de julho de 2019

Projeto desenvolvido na UEMG Divinópolis promove exibição e debate de filmes sobre temas relacionados à ciência

Realizar a exibição de filmes sobre temas relacionados à ciência e promover um debate sobre os principais pontos abordados nas películas. Esta é principal proposta do projeto Cinema com Ciência, desenvolvido desde maio na UEMG Unidade Divinópolis, por meio do Programa Institucional de Apoio à Extensão da UEMG (PAEx).

Projetos UEMG - Cinema com Ciência



 
O projeto foi iniciado com uma pesquisa sobre os filmes a serem exibidos nas sessões e a elaboração do material de divulgação. Desde então, o projeto exibiu dois filmes: “O jogo da imitação”, dirigido por Morten Tyldeum, e “Estrelas além do tempo”, com direção de Theodore Melfi. “Nossa ideia principal é criar um cineclube Cinema com Ciência, que consiste em um evento que ocorre quinzenalmente no auditório da Unidade, onde a comunidade da região, incluindo estudantes da própria UEMG, da UFSJ [Universidade Federal de São João del-Rei] e do Cefet-MG [Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais], tem a oportunidade de assistir, de forma gratuita, a filmes sobre temáticas científicas”, enfatiza a professora Samira Santos da Silva, coordenadora do projeto.
 
Após a exibição do filme, o projeto promove um debate, mediado por especialistas. “Pretendemos também abrir as sessões para a participação de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas de Divinópolis. Com isso, buscamos promover a divulgação científica e o acesso da comunidade à Universidade”, completa a professora, que leciona no curso de Engenharia da Computação da Unidade.
 
Filme Perdidos em Marte A próxima sessão será realizada nesta quarta-feira (31 de julho), às 19h, no auditório da Unidade (avenida Paraná, 3.001, bairro Jardim Belvedere). Na ocasião, será exibido o filme “Perdido em Marte”, dirigido por Ridley Scott. Baseado no livro homônimo do escritor Andy Weir, o filme conta a história do astronauta norte-americano Mark Watney, que é dado como morto após uma tempestade ocorrida durante uma missão a Marte, mas consegue sobreviver e procura formas de entrar em contato com a Terra. Após o debate, haverá o sorteio do livro no qual o filme foi inspirado. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
 
Em agosto, estão agendadas duas sessões: nos dias 6 (às 19h) e 24 (às 9h). Os demais eventos serão realizados nas seguintes datas: 3 e 12 de setembro; 10 e 17 de outubro; 11 e 19 de novembro; e 3 e 10 de dezembro.
 
A equipe do projeto conta também com o professor voluntário Sincler Peixoto de Meireles, que trabalha na UEMG Unidade João Monlevade, e com o aluno bolsista Pedro Antônio Hiroyuki Yamaguchi, do curso de Engenharia da Computação da Unidade.
 
O projeto tem o apoio cultural das seguintes empresas: Maria Baguette, Vila da Música, Union Skate Ramp, Comercial Mendonça Rabelo e Livraria Vila Viterbo.

Saiba mais sobre o projeto:
 
 
Postagem anterior
Próximo

Seja você também um autor deste blog. Saiba mais em Parcerias

0 comentários: