sábado, 28 de setembro de 2019

Solenidade marca homenagem da Câmara Municipal de Divinópolis aos 30 anos da UEMG

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) completou 30 anos no último dia 21 de setembro. Para comemorar a data, a Câmara Municipal de Divinópolis entregou, nessa quinta-feira (26 de setembro), uma moção congratulatória à Universidade. O autor da homenagem foi o vereador Roger Viegas.

A solenidade da entrega da moção, ocorrida no plenário da Câmara, contou com a presença do diretor acadêmico da UEMG Unidade Divinópolis, professor Fabrizio Furtado de Sousa; do vice-diretor acadêmico, professor Rodrigo Fagundes Braga; do coordenador de Extensão, professor José Vítor Vieira Salgado; da professora Márcia Helena Batista Corrêa da Costa; e do presidente do Diretório Acadêmico, Paulo Mata.

Para o professor Fabrizio, a homenagem representa o reconhecimento à Universidade. “Esta moção congratulatória é muito importante para a UEMG, principalmente pelo reconhecimento à Unidade Divinópolis em relação ao trabalho que vem realizando, tanto em Divinópolis quanto na região do Centro-Oeste Mineiro, na formação de profissionais de diversas áreas. Este é um momento em que agradecemos e parabenizamos todos os que ajudaram a construir a história da Universidade”, enfatizou.

O vereador Roger Viegas destacou a importância da homenagem: “Esta moção congratulatória está sendo entregue à UEMG em comemoração aos 30 anos da sua fundação e pelo brilhante trabalho educacional que a instituição presta no Estado de Minas Gerais”.

No dia 3 de outubro, a UEMG será homenageada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em reunião especial requerida pela deputada Beatriz Cerqueira. O evento será às 20h, no Plenário Juscelino Kubitschek (rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho – Belo Horizonte).

A UEMG

A UEMG foi criada pelo Art. 81 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Mineira de 1989. O parágrafo primeiro do Art. 82, do mesmo Ato, proporcionou às fundações educacionais de ensino superior instituídas pelo Estado ou com sua colaboração optarem por serem absorvidas como Unidades da UEMG. A Lei 11.539, de 22 de julho de 1994, definiu a Universidade como uma autarquia de regime especial, pessoa jurídica de direito público, com sede e foro em Belo Horizonte, patrimônio e receita próprios, autonomia didático-científica, administrativa e disciplinar, incluída a gestão financeira e patrimonial.

A missão da UEMG é promover o ensino, a pesquisa e a extensão de modo a contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento e a integração dos setores da sociedade e das regiões do Estado. 

Com sede administrativa em Belo Horizonte, a UEMG conta com cinco Unidades na capital e está presente em outros 15 municípios de Minas Gerais, oferecendo 115 cursos de graduação na modalidade presencial (bacharelado, licenciatura e tecnólogo). Além disso, conta com nove cursos de pós-graduação "stricto sensu", sendo sete mestrados e dois doutorados, e 27 cursos de especialização. Com cerca de 21.500 alunos, dos quais 77% são oriundos de escolas públicas, a UEMG é considerada a terceira maior Universidade pública de Minas Gerais.

Na estrutura orgânica do Estado, a UEMG vincula-se, atualmente, à Secretaria de Estado de Educação, à qual compete formular e implementar políticas públicas que assegurem o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação e o ensino superior no Estado.

A UEMG Unidade Divinópolis

A UEMG Unidade Divinópolis é originária da Fundação Educacional de Divinópolis (FUNEDI), criada em 1964 por um grupo de professores radicados na cidade, com oferta de quatro cursos de licenciatura. A opção por incorporar-se à UEMG, ocorrida nos anos de 1990, inaugurou uma nova fase na trajetória da FUNEDI e determinou novos rumos para a instituição, principalmente com a criação, a partir de 2001, de novos cursos e Unidades Acadêmicas nos municípios de Divinópolis, Cláudio e Abaeté, para melhor atender às demandas regionais e ao princípio multicampi da UEMG.

A partir do dia 3 de setembro de 2014, as atividades de ensino, pesquisa e extensão mantidas pela FUNEDI foram absorvidas pela UEMG. Desta forma, essas Unidades Acadêmicas passaram a oferecer ensino público e gratuito, em diversas áreas do conhecimento.

Considerada referência na formação de ensino superior da região do Centro-Oeste Mineiro, a UEMG Unidade Divinópolis oferece, atualmente, 17 cursos de graduação, com habilitações em bacharelado e licenciatura, e seis cursos de especialização, contando com cerca de 4 mil alunos. Além disso, a Unidade desenvolve diversos projetos nas áreas de extensão e pesquisa, proporcionando aos estudantes contato direto com a comunidade local e tornando-se um espaço aberto para a inclusão e a diversidade.


Postagem anterior
Próximo

Seja você também um autor deste blog. Saiba mais em Parcerias

0 comentários: