domingo, 7 de agosto de 2016

Inca lança site sobre alimentação, nutrição e prevenção ao câncer

De acordo com o Inca, alimentação e nutrição inadequadas são consideradas a segunda causa do surgimento de câncer


Inca lança site sobre alimentação, nutrição e prevenção ao câncer
Pixabay/CCBY


 O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) lançou recentemente uma página voltada para alimentação e nutrição na prevenção de câncer.

 O site apresenta recomendações sobre os fatores de risco e prevenção, oferece dicas sobre alimentação, esclarece mitos e verdades e traz uma seleção de publicações, vídeos e legislação referentes ao tema.

“Já temos evidências convincentes da relação entre a alimentação e nutrição e a prevenção de câncer. No entanto, a população ainda não reconhece que a alimentação adequada e saudável, a prática regular de atividade física e a manutenção do peso corporal podem prevenir vários tipos de câncer", explica Maria Eduarda Melo, nutricionista responsável pela Unidade Técnica de Alimentação, Nutrição e Câncer do INCA.  

O site é voltado para a população em geral e apresenta dicas práticas, como o modo correto de preparar carnes de uma forma saudável, a maneira de reduzir o consumo de agrotóxicos e como identificar a quantidade de açúcar nos alimentos industrializados. Há também uma área que esclarece dúvidas frequentes, como, se aquecer as refeições no micro-ondas causa câncer e se atividade física previne o câncer independentemente de levar à perda de peso.

No Brasil, atualmente 53,9% da população estão acima do peso (Vigitel 2015), e o excesso de peso corporal aumenta o risco de ter câncer. “Temos um cenário epidemiológico atual preocupante, no qual mais da metade da população brasileira está com excesso de peso, a prevalência de sedentarismo é elevada e o consumo de alimentos e bebidas ultraprocessados é crescente", alerta Maria Eduarda. 

No site, profissionais de saúde também terão acesso às recomendações atualizadas de prevenção de câncer por meio da alimentação e nutrição preconizadas pelo INCA, com base no Fundo Mundial de Pesquisa em Câncer/Instituto Americano de Pesquisa em Câncer e as publicações da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde. Na área "impressos e multimídia" estarão as publicações do INCA referentes à temática, sugestões de vídeos e legislação dividida por temas específicos para facilitar o acesso do usuário.  

Acesse o site de alimentação do INCA e confira: www.inca.gov.br/alimentacao

Fonte: EBC e INCA 

Postagem anterior
Próximo

Seja você também um autor deste blog. Saiba mais em Parcerias

0 comentários: